Dicionário Cripto


Search here for a word or a piece of it.

Arbitragem

É quando por deficiência do mercado um mesmo ativo possui uma cotação diferente sendo negociada em duas ou mais corretoras. Assim é possível realizar lucro comprando onde o ativo estiver mais barato e vendendo onde ele estiver mais caro.

Fees

Taxas. Pequena porcentagem que você paga pra exchange a cada venda ou compra

Time Frame

Tempo gráfico em que o trader opera

Profit

Lucros obtidos (ou Take Profit)

HOLD

Segurar o ativo, pensando na valorização; HOLDER, quem faz hold, também chamado de HODLER.

Pump

Quando o preço do ativo sobemuito repentinamente

Dump

Quando o preço do ativo cai muito repentinamente

Bullish

Comportamento agressivo do gráfico de baixo pra cima, subindo, imitando uma chifrada de touro 📈 (caracterizado por uma subida grande e uma descida curta).

Bearish

Comportamento agressivo do gráfico de cima pra baixo, descendo. imitando patadas de urso 📉 (caracterizado por uma descida grande e uma subida leve).

Short

Apostar na queda de uma moeda. Você "pega emprestada" essa moeda na exchange, e vende, esperando que ela caia. com os BTCs (ou qualquer outro ativo) resultantes da venda, você recompra essa moeda, ficando com a diferença de lucro pra você

Long

Apostar na alta de uma moeda. Você pega BTC emprestado na exchange e compra uma moeda. Ela subindo, você vende, tendo seu lucro em cima de uma quantidade maior de BTC.

Spread

Diferença entre o preço de compra e o preço de venda no livro de ordens (pode ser visualizado como um gap entre o verde e o vermelho no market depht)

Stop Loss

Valor de segurança estipulando uma perda limitada se o gráfico virar.

Stop-Limit

Ou apenas STOP é um tipo de ordem de compra ou venda que é "ativada" após o grafico atingir um valor determinado. Por exemplo: vender por 0.006500 se o gráfico atingir 0.006600. Ou então: Comprar por 0.0066 se o gráfico atingir 0.0065

Stop Gain

Quando já se está no lucro e sobe o STOP. Se o gráfico voltar e bater no stop, a operação se encerra com lucro (menor) que o Take Profit

Despejar

Ato de vender uma grande quantidade da moeda enquanto ela está subindo, causando um DUMP

Alavancagem

Trabalhar potencializado. reveja SHORT E LONG.

Ordem maker

Tipo de ordem de venda ou compra que aguarda o preço atingir o valor desejado. Essas ordens entram no book e custam menos fees. Ordens que esperam no livro de ofertas.

Ordem taker

Uma ordem que "toma" a vez das outras que estão no livro. É executada imediatamente por já ter alguma ordem vendendo mais barato que você quer comprar, ou comprando mais caro do que você quer vender. Geralmente têm uma taxa maior que a maker.

ICO

Initial Coin Offering. É como uma pré-venda de alguma altcoin/token. Você compra antes de lançarem, pra ajudar os DEVs com capital, apostando que após o lançamento, ela valha mais do que voce pagou na pré-venda.

DayTrader

Trader que faz movimentos rápidos, comprando e vendendo. No geral, obtém lucros menores, porém com uma frequencia muito maior.

SwingTrader

Opera menos vezes. Faz mais o estilo "holder". Se aproveita das ondas (swings) do mercado.

Scalp Trader

Faz muitas operações no dia e opera em tempos gráficos muito curtos.

Buy Wall e Sell Wall

Uma ou varias ordens no book com mesmo preço, formando uma "parede" no market depth.

Dark Pool

Dark Pool é um livro de ordens separado, não visível para o resto do mercado. Cada trader vê apenas suas próprias ordens. Isso permite que os traders anonimamente façam grandes trades sem revelar seu interesse a terceiros. Uma Dark Pool é importante para grandes negociações não afetarem o sentimento do mercado, pois, se ninguém vê logo ninguém saberá sua intenção.

Não somos os responsáveis pelas explicações aqui contidas, todas elas foram retiradas de diversas fontes, incluindo mas não se limitando a traders, arbitradores, e, sites de notícias especializadas.